Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Monteiro Lobato

Olá pessoal!
Vocês sabem da importância desse magnífico escritor para a literatura infantil no Brasil? Então prestem atenção.
Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Trabalhando como editor, ele foi responsável por algumas renovações nos livros didáticos e infantis.
Para se comunicar com as crianças, dedicou-se a escrever de maneira simples, deixando bem próximas a realidade e a fantasia. Isso significou que ele foi o primeiro escritor a trabalhar com literatura infantil no país.
Sua inesquecível obra foi o Sítio do Pica-Pau Amarelo em que aparecem personagens que não saem da nossa memória, como a Emília, uma boneca de pano muito esperta e independente; o Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que se comporta como  um adulto e a Cuca, a vilã que aterroriza a todos do Sítio.
Ele escreveu ainda outras obras infantis. Algumas estão na Rocambole, como “Histórias de tia Nastácia”, que mostra a importância do folclore brasileiro, grande enriquecedor da pátria e “Reinações de Narizinho”, obra dividida em dois volumes. O primeiro reúne histórias que Monteiro Lobato demorou 10 anos para escrever e o segundo mostra a viagem de Emília, Pedrinho e Narizinho ao País das Fábulas e a visita que recebem da Cinderela, da Branca de Neve e de outros grandes personagens.
Venham conferir! Estou esperando por vocês!
Tchau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário