Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conhecendo alguns animais - Tubarão

Sempre que falamos sobre os tubarões, nós nos assustamos bastante, porque associamos a sua imagem àqueles dos filmes, em que eles aparecem como criaturas extremamente perigosas. Mas não é bem assim. Vamos conhecer, de fato, esse peixe tão curioso?
Algumas espécies de tubarões são inofensivas, como o tubarão-de-pregas e o tubarão-zebra. Outros são mais conhecidos e podem atacar o homem: o tubarão-branco, o tubarão-tigre e o tubarão-azul. A temperatura de seu corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Seu olfato é bastante apurado, o que lhes dá uma grande capacidade de reconhecer objetos e seres vivos presentes na água.
No litoral brasileiro, já foram identificadas cerca de 90 espécies. Em todo o mundo há aproximadamente 400 espécies. Eles atacam banhistas e surfistas, por sentirem que seu território está sendo invadido e ameaçado. Seu comprimento pode variar de 1 a 15 metros e podem pesar de 100 a 400kg. 



2 comentários:

  1. muito boa,entendi tudinho.facil para as crianças.minha filha de 5 anos usou a pesquisa para a multi feira.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal essa imagem.
    Eu adorei até achei que fosse de verdade
    Eu adoro a Biblioteca Rocambole lá é um lugar para as crianças relacharem e lerem um bom livro não é mesmo??

    ResponderExcluir