Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A fruta

Olá, pessoal!
Leiam o conto a seguir, de Alberto Filho. Espero que gostem bastante de sua mensagem.
Um menino caminhava tranquilo pelo bosque, olhando as árvores e admirando aquela bela natureza. Então ele viu uma coisa que o deixou maravilhado. Era uma frutinha presa no alto de um monte. Mas não era uma fruta comum, era a fruta mais brilhante e bonita que já havia visto. E ele disse:
- Tenho que pegar essa fruta. Não me parece nada difícil, é só subir o montinho e pronto...
E, com firmeza, começou a escalar o pequeno monte. Quando já estava quase na metade do caminho, um pedaço de pedra se quebrou e ele caiu. Então ele disse:
- Não prestei atenção direito...dessa vez vou subir com mais cuidado!
Decidido, resolveu subir outra vez. E, nesse momento, começou a cair uma chuva muito forte, seguida de trovões. De repente deu um grande relâmpago, e um raio muito brilhante caiu sobre o monte, muito perto dele. Ele levou o maior susto de sua vida e, de novo, caiu da pequena montanha. Depois do susto, disse:
- Essa fruta tá ficando difícil. Mas, como ela me parece muito suculenta, e a chuva já passou, vou lá pegá-la.
E, mais uma vez, começou a escalar a encosta.
Quando ele já havia subido um bom pedaço, um monte de pedras começou a rolar morro abaixo. Ele deu um pulo para sair da frente da avalanche de pedras e não se machucar. Depois de analisar bastante a situação, ele disse:
- Acho melhor subir com uma corda.
Ele jogou a corda e a laçou numa pedra no alto do monte e, outra vez, iniciou a subida. Por incrível que pareça, no meio da subida, a corda se partiu e ele caiu uma vez mais. Ele parou para estudar a situação e, diante de tantos obstáculos, falou:
- Até parece que essa fruta é mágica e não quer que eu a pegue! Mas agora farei diferente: vou construir uma escada e subo por ela. E assim fez uma escada.
Depois de terminar a escada, ele subiu e, sorrindo, comentou:
- Com a escada tudo parece mais fácil. Acho que dessa vez consigo. Lá vou eu...
Agindo assim, finalmente ele chegou no topo do monte. Muito contente, olhou a fruta e exclamou:  
- Valeu a pena o trabalho que tive. Depois de tantas dificuldades, você parece muito mais bonita.
E colheu a fruta.
Vitorioso, ele desceu e foi para casa dizendo:
- Apenas uma pessoa merece esta tão bela e valorosa fruta, e ela é minha mãe.

O texto mostra que nunca devemos desistir de nada. O verdadeiro desafio da vida é lutar, insistir e procurar ultrapassar os obstáculos, que sempre estão em nosso caminho. A generosidade, aliás, não pode ser descartada.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário