Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Meus amigos animais

Aproveitando o mistério presente na vida de Rita, do livro Mati e Rita: a orca e a caiçara, de Bia Hetzel, por que não conhecer um pouco mais desse incrível animal marinho?


As orcas (Orcinus Orca) possuem um conjunto de características que as tornam o mamífero marinho mais fácil de reconhecer. Possuem nadadeira dorsal muito alta e larga, cabeça em forma de cone, nadadeiras peitorais arredondadas, coloração preta e branca com a típica mancha branca acima dos olhos.

Apesar de ser chamada de "baleia", a orca na verdade é o maior representante da família dos golfinhos. A gestação de uma orca dura cerca de 15 meses. As fêmeas geram apenas um filhote, que é cuidado e amamentado por um ano. Acredita-se que pode viver mais de 40 anos!

Elas podem ser vistas em todos os oceanos. Das regiões polares até aos mares tropicais, tanto em áreas costeiras quanto em oceânicas. Assim como todos os mamíferos, a orca possui pulmões e precisa respirar. Após cada mergulho ela renova o ar dos pulmões, que estando a uma temperatura mais alta do que a temperatura ambiente condensa-se e forma um vapor chamado "borrifo".

As orcas possuem uma dieta variada, pelo fato de ser justamente com o tubarão-branco um dos maiores predadores do mar, por isso, não possui inimigos naturais. A maior ameaça natural à sua vida talvez seja o desgaste dos dentes.  Já as principais ameaças causadas pela ação do homem são as capturas, proposital ou acidental,  e a degradação dos mares pela poluição.


Por isso pessoal, é sempre válido lembrar que o homem não se encontra sozinho na natureza, e deve sempre ter ações de respeito com o ambiente e as outras vidas que também necessitam dele para sobreviver.

Até a próxima, tchau tchau!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário